Skip to content
Cuidado Verde

Cuidado Verde

  • Home
  • Notícias
  • Brasil
  • Fale Conosco
  • Toggle search form

Carta compromisso de Justiça Climática e Ambiental é entregue a autoridades de Rio das Ostras

Posted on 19 de fevereiro de 2025 By King post Nenhum comentário em Carta compromisso de Justiça Climática e Ambiental é entregue a autoridades de Rio das Ostras

Representantes do Fórum Popular de Justiça Ambiental e Climática de Rio das Ostras protocolaram, nesta terça-feira, 18, uma carta compromisso na Prefeitura e na Câmara de Vereadores do Município. O objetivo do documento é garantir que os chefes do Executivo e do Legislativo  assumam o compromisso de implementar uma série de ações discutidas nas plenárias realizadas desde 2024, quando o Fórum foi criado.

O movimento, que reúne organizações sociais, universidades, escolas, poder público e cidadãos, busca fomentar o debate sobre os desafios ambientais e climáticos que afetam a cidade e propor soluções integradas. Entre os principais temas abordados estão a revisão do Plano Diretor, políticas habitacionais e ações voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

“A carta compromisso representa uma construção coletiva, fruto de muito diálogo e da busca por justiça ambiental. Nosso objetivo é garantir que as ações propostas atendam às demandas reais da população e protejam os ecossistemas locais”, destacou Brenda Iolanda, coordenadora do Fórum.

Na casa legislativa a comissão teve a oportunidade de conversar com o presidente, Marciel Nascimento, que atendeu e afirmou que é urgente falar sobre a crise ecológica. O vereador se comprometeu a realização de uma audiência pública para a ampliação do diálogo e do debate.

COMPROMISSOS ESTABELECIDOS – A carta aponta a necessidade de políticas públicas concretas para enfrentar os desafios ambientais em Rio das Ostras. Entre as propostas destacadas estão: Revisão do Plano Diretor no primeiro ano da próxima gestão, com participação do Conselho Municipal de Política Urbana; Elaboração de uma política habitacional com foco na habitação de interesse social; Combate à privatização de serviços públicos essenciais; Implementação de coleta seletiva, com a criação de uma cooperativa de catadores de recicláveis; Promoção de hortas comunitárias e cozinhas solidárias para combater a fome e a insegurança alimentar; Políticas de proteção e regeneração dos ecossistemas locais.

Segundo Guilhemina Rocha, presidente do Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras – CEPRO-, a carta também reflete a necessidade de um compromisso com os grupos mais vulneráveis da cidade. “Precisamos garantir que o direito ao meio ambiente equilibrado, assegurado pela Constituição, chegue a todas as pessoas, especialmente aquelas que enfrentam maiores dificuldades para se adaptar às mudanças climáticas”, afirmou.

HISTÓRICO E CONTEXTO – O Fórum Popular de Justiça Ambiental e Climática foi idealizado como um movimento permanente de diálogo e articulação em prol do meio ambiente. Desde junho de 2024, encontros regulares têm sido realizados no CEPRO, reunindo diversos segmentos da sociedade para discutir as dinâmicas socioambientais do município e propor soluções baseadas em um diagnóstico técnico e participativo.

A iniciativa se alinha a um movimento global que reconhece a urgência de enfrentar a crise climática por meio de ações locais. Rio das Ostras, assim como outros municípios costeiros, enfrenta desafios como o aumento do nível do mar, eventos climáticos extremos e vulnerabilidade social, que exigem infraestrutura adaptada, políticas de mitigação e uma gestão sustentável.

Com o protocolo da carta compromisso, o Fórum busca garantir que as demandas levantadas durante as plenárias se traduzam em políticas públicas efetivas. A expectativa agora é que as autoridades municipais respondam formalmente às propostas apresentadas, consolidando uma agenda ambiental inclusiva e transformadora.

Bruno Pirozi
22999884433
[email protected]
Sustentabilidade

Navegação de Post

Previous Post: Sustentabilidade no transporte ganha força com frotas mais verdes em 2025
Next Post: Carta compromisso de Justiça Climática e Ambiental é entregue a autoridades de Rio das Ostras

Mais artigos

Cinco Dicas para Reduzir o Lixo e o Consumo Exagerado no Fim de Ano Sustentabilidade
Sungrow fornece 93 inversores instalados em container de 12 metros para megaprojeto de usina solar de 902 MWp, em Minas Gerais Sustentabilidade
De resíduo a recurso: como cada litro do óleo lubrificante usado conta Sustentabilidade
Projeto Itinerante em Paranaguá/PR aproxima estudantes da rede pública aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU Sustentabilidade
Governador Gladson Cameli Participa de Fórum para Fortalecimento de Políticas Ambientais e Climáticas Sustentabilidade
Estudo propõe uso de resíduo têxtil na construção civil Sustentabilidade

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Instagram

Posts recentes

  • Descarte Irregular de Lixo Ameaça Rios Paulistas e Agrava Enchentes
  • TI Verde: O alinhamento de tecnologia e sustentabilidade é um fator estratégico para as empresas
  • Empresa brasileira de geração distribuída é finalista de prêmio internacional do MIT na área de energia e sustentabilidade
  • Bandeira vermelha: dicas para reduzir a conta de energia e investir em soluções sustentáveis
  • COOP participa de campanhas do agasalho no ABC

Cuidado Verde.

Powered by PressBook Green WordPress theme