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Pacto Global da ONU no Brasil transforma planeta Terra em empresa fictícia de capital aberto

Posted on 27 de abril de 2023 By Cuidado Verde Nenhum comentário em Pacto Global da ONU no Brasil transforma planeta Terra em empresa fictícia de capital aberto

Nesta quarta-feira (26) a campainha da B3, a bolsa de valores brasileira, soou para o anúncio de uma nova “empresa” listada, a Terra, com o ticker “TERR4”. Sim, “empresa” entre aspas porque a cerimônia de IPO, sigla em inglês para Oferta Pública Inicial, era simbólica, pela inclusão do nosso planeta no mercado de capital aberto.

A apresentação em um vídeo mostrou nosso planeta como uma das mais antigas e tradicionais “companhias” que se tem conhecimento, com bilhões de anos de existência. Mesmo sendo única no segmento e com 8 bilhões de consumidores, a Terra atualmente apresenta os piores resultados da sua história.

Indicadores das ONGs Global Footprint Network e WWF apontam que em julho de 2022 a humanidade já tinha utilizado mais recursos naturais do que a natureza seria capaz de regenerar.

Ou seja, seria necessário 1,7 planeta para sustentar o consumo de toda população global no ano passado. A tendência é que esse esgotamento aconteça ainda mais cedo em 2023.

O Pacto Global conta com 18 mil empresas participantes no mundo. O Brasil é o segundo país em signatários, com 1900 companhias, fica atrás apenas da França.

A partir desse chamamento, o objetivo é estimular que mais empresas façam parte do Pacto, iniciativa da ONU para engajar a adoção de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, por meio de Dez Princípios nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

“Somente com a união de todos esses stakeholders faremos a diferença de fato. Por isso, esse lançamento do IPO da Terra tem um simbolismo muito importante para o Pacto Global da ONU e seus parceiros nessa jornada. Sem deixar ninguém para trás”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Neste contexto de linguagem empresarial, a desigualdade social é traduzida para má distribuição dos dividendos e o desmatamento, a poluição de rios e a perda de biodiversidade se traduzem na má gestão dos seus ativos e patrimônio.

“O toque de campainha na B3 marca simbolicamente a criação de um senso de urgência, por meio da linguagem empresarial, para encorajar novos participantes para o Pacto Global, assumindo políticas alinhadas aos princípios de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção”, explicou a Vice-presidente da B3, Ana Buchaim.

Foi criado um site no qual as pessoas podem acompanhar as ações da empresa, em tempo real. O valor inicial foi de U$ 20,30, em referência às metas da ONU para 2030.

O mecanismo de flutuação funciona por meio do monitoramento de diversos portais de notícias do Brasil e do mundo. “A cada notícia sobre mudanças climáticas, desigualdade e outras pautas socioambientais, o valor da ação oscila. Quando negativas, o valor cai. No caso oposto, o valor sobe”, explicou Filipe Bartholomeu, CEO da Almapbbdo, responsável pela campanha.

Notícias Tags:Meio Ambiente, Pacto Global da ONU, sustentabilidade

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