Os países da União Europeia deram nesta terça-feira (28) aprovação final para uma lei histórica para acabar com as vendas de veículos novos que emitem gás carbônico em 2035, depois que a Alemanha ganhou uma isenção para carros movidos pelos chamados “e-fuels“.
A aprovação dos ministros de Energia dos países da UE significa que a principal política climática da Europa para veículos pode agora entrar em vigor — após semanas de atraso causado pela oposição de última hora da Alemanha.
A lei da UE exigirá que todos os carros novos vendidos tenham zero emissões de CO2 a partir de 2035 e 55% menos emissões de CO2 a partir de 2030, em comparação com os níveis de 2021. As metas são projetadas para impulsionar a rápida descarbonização de novas frotas de veículos na Europa.
A Comissão Europeia prometeu, no entanto, criar uma rota legal para a venda de carros novos que só funcionem com e-fuels após 2035, depois que a Alemanha exigiu essa isenção da proibição.
Esperava-se que a política da UE impossibilitasse a venda de carros com motor de combustão na UE a partir de 2035. Mas a isenção conquistada pela Alemanha oferece uma salvação potencial para os veículos tradicionais — embora os “e-fuels” ainda não sejam produzidos em escala.